2021Out28

Notícia Antena1

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/grupo-lanca-peticao-a-pedir-para-obra-de-adriano-correia-de-oliveira-seja-interesse-nacional_a1359229

2021Out25

Caros Amigos e Associados,


Lançamos hoje online a Petição para a 

Classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como obra de interesse nacional

É nosso intento a recolha de 7500 assinaturas que posteriormente serão enviadas ao Ministério da Cultura e à Assembleia da República. 

Apelamos aos Associados e Amigos do Centro Artístico a sua assinatura e divulgação. Segue abaixo o respectivo Link e o texto que acompanha esta Petição.

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT110384

 Exmo. Ministro da Cultura:

A obra de Adriano Correia de Oliveira é uma obra vasta, sendo uma das mais bonitas, ricas e representativas da música popular feita no século XX no nosso país. Ela tem as palavras que descrevem vivências, lutas e aspirações de um povo que vivia sob as nuvens negras do fascismo e os sons da esperança, da alegria e da resistência do mesmo povo que por sonhar, resistir e lutar, começou a construir uma democracia que teve nos cantores de Abril a sua voz.

Adriano cantou Abril como poucos e deixou um legado como ninguém. É uma obra que se estende no território nacional e com dimensão internacional, que não tem a projecção devida e que lhe devia ser dada, principalmente pelo pais que o viu nascer.

A classificação da obra do Adriano seria um passo essencial para a valorização, consolidação e difusão do seu legado, levando a obra ao patamar que ela merece, sendo também um passo essencial para o seu conhecimento por parte das novas gerações.

Tomando isto em consideração, os cidadãos abaixo assinados em conformidade com o artigo 25 da Lei número 107/2001, de 8 de Setembro, pedem a V. Ex.ª, a classificação da obra de Adriano Correia de Oliveira como de interesse nacional.”

Certos da adesão a mais esta iniciativa das Comemorações dos 80 anos de Adriano Correia de Oliveira,

Sou atentamente,

Pelo Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira

Olga Dias